EDUCAÇÃO
Secretaria Municipal comemora a meta estimada para as séries iniciais
Um marco na educação do município de Santo Expedito do Sul: a alfabetização das séries iniciais se deu até a metade do ano, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Educação. Após um período de pandemia, onde o processo de ensino aprendizagem teve seu desenvolvimento afetado, a rede municipal de ensino passou por um processo de formação docente e teve novas técnicas de ensino sendo aplicadas nas escolas, o que resultou na melhoria significativa das práticas pedagógicas e, com isso, na alfabetização precoce das turmas iniciais.
As ações de alfabetização integram as ações da Secretaria Municipal de Educação, que acontecem juntamente com a Neuropsicopedagoga Fernanda Schneider, que realiza desde 2021, ações de avanço com a rede educacional do município. A secretária de Educação Delirdes Tonietto, comemora o resultado obtido até aqui e cita a importância da ação em rede. “Atingimos 100% de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental, e isso é muito positivo, dada as dificuldades que enfrentamos na retomada das aulas, continuaremos e ampliaremos os métodos já implementados”, comenta Delirdes.
Os primeiros passos de uma educação qualificada
Conforme a assessora pedagógica do município, Fernanda Schneider, explica como os métodos estão sendo implementados, segundo ela, há diversos caminhos possíveis, mas os mesmos devem ser selecionados de acordo com a realidade de cada instituição. “A Educação Baseada em Evidências preocupa-se em “avaliar” práticas utilizadas em sala de aula buscando comprovar seu nível de eficácia. O uso de práticas alicerçadas em pesquisas científicas, ou seja, que tenham comprovação de eficácia, proporciona estruturas sólidas para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, pois foram “testadas” de forma sistemática” cita Fernanda.
A psicopedagoga ainda comentou os resultados obtidos no município. “Esse resultado só foi possível devido ao empenho invejável das professoras, que abraçaram todo o processo seguindo o passo a passo, como grandes aprendizes e não permitiram que a insegurança natural do novo parasse o processo. Mesmo crianças chegadas na metade do ano, recitando nome de letra, o que dificulta todo o processo e retarda a alfabetização, irão concluir o ano alfabetizadas, lendo fluentemente e com compreensão”, cita Fernanda com entusiasmo.
Nesse processo de alfabetização, as professoras Marciana Drum e Rosenilda Andrade, foram as profissionais que estiveram no trabalho diário com os alunos da rede infantil, segundo as educadoras, os processos de alfabetização precisam ser considerados na sua totalidade, olhando para ortografia e compreensão, isso depende de preditores bem estabelecidos. “Ficamos felizes com os resultados obtidos, ver as crianças evoluindo foi gratificante para toda a rede de professores, a instituição, a Neuropsicopedagoga Fernanda e a Secretaria merece muito o reconhecimento pelo empenho na ação”, finaliza a Professora Rosenilda.
Nesta terça-feira, dia 13 de setembro, Fernanda esteve em reunião de formação com os professores da Escola Criança Feliz, que trabalham com alunos das Educação infantil. Na parte da tarde haverá encontro na Escola Cristiano Kern.
Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação