EDUCAÇÃO
Publicado na quinta-feira, dia 20 de maio, decreto determina retomada na rede municipal de ensino para o dia 25 de maio. Retorno será gradual
O retorno presencial das aulas em Santo Expedito do Sul ocorre nesta terça-feira, dia 25 de maio. O decreto 2242/2021, publicado na quinta-feira, dia 20 de maio, regulamenta a retomada das aulas no âmbito da rede municipal de ensino. A retomada será gradual e com cronograma específico.
- A partir do 25 de maio: Atendimento presencial coletivo será para o 1º. ano das séries iniciais do Ensino Fundamental, alunos sem internet e alunos com dificuldades de aprendizagem do 2º ao 9º ano.
- A partir do dia 31 de maio: Atendimento presencial coletivo do Pré A e Pré B da educação infantil de forma híbrida e do 2º ao 5º anos das séries iniciais do Ensino Fundamental.
- A partir do dia 07 de junho: Atendimento presencial coletivo será a partir dos 6º, 7º, 8º e 9º anos das séries finais do Ensino Fundamental. As demais turmas da educação infantil continuarão com aulas remotas até o início do 2° semestre, considerando as dificuldades de se controlar o distanciamento social nessa faixa etária.
Cuidados redobrados
Conforme Delirdes, a carga horária a ser seguida pelos alunos durante a pandemia, nas escolas da Rede Municipal de Ensino, será de três horas, sem intervalo. “O restante da carga horária deverá ser cumprida com trabalhos à distância, enviados pelo professor e devolvidos pelo aluno”, explica ela.
Conforme o decreto, o escalonamento dos alunos deverá seguir o plano de contingência de cada estabelecimento de Ensino. “Precisamos ter todos os cuidados para preservar nossos alunos, professores e funcionários”, comenta a secretária.
Decreto
Para a retomada das aulas, o decreto levou em consideração as recentes determinações e regramentos do Estado do Rio Grande do Sul; a necessidade de retorno das atividades presenciais escolares; os índices do contágio do COVID-19 no âmbito municipal, descrito em relatório emitido pela Secretaria de Saúde; os índices de internados do COVID-19 no âmbito municipal; além da orientação do COE Municipal.