Atividades práticas de confecção e utilização de materiais estruturados fizeram parte da formação realizada nesta segunda-feira, dia 11 de abril
Na manhã desta segunda-feira, dia 11 de abril, as professoras da Escola de Educação Infantil receberam um novo encontro de formação sobre o autismo. Com atividades práticas e lúdicas, puderam entender mais sobre como trabalhar com as crianças, oportunizando aprendizado e inclusão. A atividade foi ministrada pelas profissionais da Integrare, a psicopedagoga Larissa Zaparoli, a neuropsicopedagoga Vanieli M. P. Zaparoli e a fonoaudióloga Jaline Pereira.
O encontro dá sequência ao trabalho que iniciou há algumas semanas, onde foi trabalhado o autismo, os sinais de alerta e a importância do professor da educação infantil para a identificação desses sinais, além da forma de trabalhar com crianças autistas, oportunizando uma inclusão de forma efetiva.
Desenvolvimento integral
Conforme a neuropsicopedagoga, Vanieli M. P. Zaparoli, neste último encontro, foi concluída a parte teórica. “Mostramos um pouco aos professores sobre a ciência ABA, a importância dos materiais estruturados de acordo com o método TEACCH , dicas de como realizar um manejo comportamental adequado dentro da sala de aula e de como organizar e estruturar as atividades. Além de enfatizar a importância da rotina visual para as crianças e, especialmente para as crianças dentro do espectro do autismo”, comenta ela.
Além da parte teórica, a formação também contou com atividades práticas, onde os professores puderam aprender a confeccionar materiais baseados nas necessidades diárias. “Planejamos atividades que os professores podem realizar com as turmas e com essas crianças com autismo também. São atividades para desenvolver a coordenação motora e as funções cognitivas”, ressalta a neuropsicopedagoga.
De acordo com Vanieli, a parte mais importante de toda essa formação será a forma como essas atividades vão ser aplicadas na sala de aula. “Repassamos aos professores quais são as habilidades iniciais que essas crianças precisam desenvolver, tais como o contato visual, a atenção compartilhada, a troca de turno, as habilidades motoras. Além de confeccionar, também explicamos como trabalhar em cada atividade”, esclarece ela.
Foto: Divulgação/Escolas Municipais