SAÚDE
Momento oportuno para lembrar que os cuidados com o bem-estar mental devem acontecer o ano inteiro.
O Dia Mundial da Saúde Mental traz, no dia 10 de outubro, uma reflexão e um alerta sobre a atitude de olharmos para a condição da saúde da nossa mente. A data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental.
Desde que a data foi criada, muitos progressos ocorreram no campo da psicologia e da psiquiatria, possibilitando tratamentos mais adequados a cada patologia e eficiência no diagnóstico de transtornos mentais.
Calcula-se que quase 1 bilhão de pessoas sejam portadoras de transtornos mentais em todo o mundo. No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina. No entanto, grande parte dos pacientes não têm acesso ao tratamento adequado e a programas de acolhimento, o que pode levar ao agravamento do quadro.
A OMS considera a saúde mental uma prioridade em relação a divulgação e defende que a questão da mesma não é, estritamente, um problema de saúde, portanto, precisamos estar atentos aos sintomas de alerta, como alteração no sono, na alimentação, na disposição interna, nas relações, nas atividades escolares e laborais e tantas outras sinalizações alteradas.
Os motivos para ignorar os avisos da mente, e consequentes avisos do corpo, costumam ser a falta de conhecimento, vergonha de ter um transtorno mental ou de fazer terapia, medo da rejeição e das críticas alheias, receio da repressão da família ou atribuição do mal-estar mental a elementos externos.
É importante destacar que a Prefeitura de Santo Expedito do Sul disponibiliza atendimento de 03 profissionais da psicologia, na área de saúde, educação e assistência Social, para a população. O atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sob agendamento e abrange crianças e adultos. Entre em contato pelo fone (54) 3396-1100, ou agende uma consulta diretamente na UBS.
Lembramos que você pode buscar ajuda a qualquer momento, principalmente ao sentir sinais de tristeza ou esgotamento emocional. Não hesite em procurar apoio!
Foto: Assessoria de Comunicação