URBANISMO
Ações de limpeza são permanentes e intensificadas com a chegada das estações de verão
Com a proximidade dos finados, além da elevação da temperatura, calor acompanhada pela chuva, naturais desta época do ano, a Secretaria Municipal de Urbanismo alerta sobre os cuidados dos munícipes ao visitar o cemitério municipal. O local é bastante propício ao acúmulo de água parada, que serve de criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.
O Secretário do setor de urbanismo ressalta a importância da colaboração da população expeditense. “Estamos realizando manutenção frequente, com limpeza e retirada de materiais de entulhos, e cuidados com crescimento de vegetação. Além disso, no local ocorrem obras frequentes, as visitas da comunidade que acontecem antes e durante o feriado de finados, então precisamos que as pessoas que circulam pelo cemitério tenham cuidado com os resíduos produzidos”, destacou Clóvis Vargas.
Atitudes simples como a substituição de água dos vasos por areia, podem evitar o surgimento de focos de proliferação de mosquitos nos cemitérios. Se possível, que sejam realizados furos no fundo dos vasos, tudo a fim de evitar que a água da chuva se acumule e vire um foco de proliferação de mosquitos.
A Secretaria de Urbanismo Municipal destaca também que os proprietários de túmulos (normalmente familiares do falecido) são, em princípio, os responsáveis por manter a sepultura limpa e em perfeito estado, cuidando para que não existam vasos ou outros recipientes que mantenham água parada.
Foto: Cleiton Debona/Assessoria de Comunicação