EDUCAÇÃO
Evento integrou alunos das escolas municipais e premiou os melhores projetos do estado
Na última quarta-feira, dia 13 de Novembro de 2024, os alunos do Programa Jovem Empreendedor de Santo Expedito do Sul e os alunos dos sétimos anos das Escolas Municipais Cristiano Kern e Loreni Moreira, acompanhados da Secretária Municipal de Educação, a Sra. Delirdes Tonietto, do coordenador da educação Celso Cardoso, do Professor do Programa Gustavo Calgarotto e demais professores municipais prestigiaram o evento Manager Day.
Na oportunidade ocorreu também a fase Regional das Olimpíadas do Programa Jovem Empreendedor organizado pelo Instituto Manager foi realizado no Centro de Eventos da UPF Parque, na cidade Passo Fundo/RS.
O evento contou com importantes palestras e o compartilhamento de vivências de grandes empreendedores, tais como: Presidente da empresa Stara o Sr. Gilson Trennepohl, Proprietária da Procave Investimentos e Incorporações Sra. Miriam Almeida.
Após as palestras ocorreu a fase final das Olimpíadas Programa Jovem Empreendedor. As Olimpíadas do Programa Jovem Empreendedor contam com três fases: Municipal, Regional e Estadual, sendo que o representante do Município de Santo Expedito do Sul na fase Estadual foi o aluno Matheus Fonseca dos Santos, concorrendo com outros vinte e quatro municípios conquistou o 2° Lugar no Estado com o Projeto Replast, sendo presenteado pelo Instituto com um Drone e uma viagem para conhecer a empresa Stara na Cidade de Não-Me-Toque/RS.
O projeto que conquistou o 2° Lugar no Estado, e trouxe o título para o município de Santo Expedito do Sul foi desenvolvido pelo aluno Mateus através das aulas do Programa Jovem Empreendedor, chama-se REPLAST, o qual consiste em uma máquina que transforma o lixo plástico em blocos para a construção de casas, tornando o custo das residências mais barato e dando condições às famílias com menor poder aquisitivo.
Outro impacto sustentável que o projeto oferece é referente a diminuição do lixo plástico, o qual demora mais de 400 anos para se decompor no solo, se descartado incorretamente. Sendo assim, o mesmo é um projeto totalmente sustentável e eficaz para auxiliar o meio ambiente, melhorando a qualidade de vida das pessoas e contribuindo significativamente com a sociedade onde estamos inseridos.
O professor do programa Gustavo Calgarotto juntamente com a Secretária Municipal de Educação do município, a Sra. Delirdes Tonietto, destacaram a importância da dessa conquista para a comunidade escolar expeditense, pois isso demonstra a efetividade da execução do programa no município, oferecendo aos alunos oportunidades e formação adequada para contribuir com um futuro empreendedor aos alunos que participam do programa, tornando-os mais preparados e também inseridos no mercado de trabalho.
Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Educação