AGRICULTURA
Encontro ocorre no dia 21 de janeiro, a partir das 13h30min, na Casa da Cultura. Vagas limitadas e inscrições na Secretaria de Agricultura
Em fevereiro de 2025, inicia uma nova etapa no avanço da obrigatoriedade da emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) para produtores rurais no Rio Grande do Sul. Essa mudança moderniza o processo de documentação fiscal no setor agropecuário, substituindo o modelo 4 da Nota Fiscal, conhecido como Nota do Produtor Rural ou “talão do produtor”.
Para capacitar os produtores do município, a administração municipal de Santo Expedito do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura, realiza na terça-feira, dia 21 de janeiro, um treinamento voltado para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). O treinamento será conduzido por Roberto Pelisser e acontecerá na Casa da Cultura a partir das 13h30min.
A iniciativa busca preparar os produtores para a nova exigência fiscal, oferecendo conhecimento prático e esclarecendo dúvidas sobre o processo de emissão de notas eletrônicas, que substituem o antigo talão do produtor. A Secretaria de Agricultura reforça a importância do treinamento e convida os interessados a participarem dessa capacitação, que é fundamental para a regularização fiscal e para facilitar a adaptação às novas normas.
Inscrições
Interessados devem se inscrever na Secretaria de Agricultura. O curso tem como foco principal atender produtores que tiveram faturamento acima de R$ 360 mil no ano de 2024, para os quais a emissão de NF-e se tornou obrigatória. As vagas são limitadas a 30 participantes, com prioridade para aqueles que se enquadram nesse critério.
Importante
A obrigatoriedade da emissão da versão eletrônica da nota, iniciará a partir de 3 de fevereiro de 2025, para os produtores com faturamento superior a R$ 360 mil. Quem já tem o talão impresso para emitir o modelo 4 poderá seguir utilizando o documento até 30 de junho. Em 1º de julho, o uso passa a ser vedado. Já em 5 de janeiro de 2026, a obrigatoriedade da nota eletrônica começa a valer para todos os produtores rurais do estado, independentemente do faturamento.
A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) no início do mês de dezembro e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 27 de dezembro.