COMUNIDADE
Encontro contou com a explanação dos responsáveis pela coordenação da Defesa Civil no município
Com o propósito de alinhar estratégias de prevenção e resposta a desastres, na manhã desta terça-feira, dia 05 de fevereiro, a Administração Municipal de Santo Expedito do Sul promoveu um encontro com a Defesa Civil. O evento, realizado no plenário da Câmara de Vereadores, contou com a presença do prefeito Vantuir Dutra, do vice-prefeito Jair Mendes da Silva, de secretários municipais, vereadores, funcionários e membros da Defesa Civil Municipal.
A reunião teve a explanação do Tenente Osmar André Queiroz Teixeira, que até então era o responsável pela coordenação da Defesa Civil no município, e do Tenente Eduardo da Silva Gonçalves, que agora assume essa função. Ambos fazem parte da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil - CREPDEC 2 e trouxeram orientações sobre ações preventivas, protocolos de emergência e captação de recursos para o município.
Para o prefeito Vantuir Dutra, é de extrema importância a parceria com a Defesa Civil e o comprometimento da gestão municipal na proteção da população. “A Defesa Civil tem um papel fundamental na segurança do nosso município, atuando na prevenção e na resposta a situações de risco. Esse encontro reforça a importância do trabalho conjunto entre gestão pública e comunidade para estarmos sempre preparados”, diz ele.
O prefeito também evidencia o empenho da Defesa Civil e o pronto atendimento às demandas. “Agradecemos ao Tenente Osmar pelo serviço prestado e damos as boas-vindas ao Tenente Eduardo, com quem seguiremos trabalhando para garantir mais segurança e suporte à nossa população”, frisa, destacando que a gestão segue empenhada em fortalecer as ações de proteção e defesa civil, buscando recursos e aprimorando estratégias para atender melhor a comunidade expeditense.
Atendimento próximo aos municípios
Conforme explica o Tenente Osmar André Queiroz Teixeira, o encontro faz parte de uma iniciativa da Coordenadoria, que tem realizado palestras e reuniões semanais como os 76 municípios atendidos pela regional. “Damos uma atenção especial a todos os municípios que solicitam esse encontro para falarmos sobre estruturação da Defesa Civil Municipal”, informa ele, citando a importância dessa ação. “Precisamos de uma Defesa Civil onde o coordenador tenha apoio do gestor público para desenvolver o trabalho como um só objetivo: que a comunidade seja beneficiada dos temas que a Defesa Civil pode repassar através dos recursos”, pontua.
Outro ponto importante, segundo o Tenente Osmar, é a questão da estiagem. “Sabemos que a estiagem está aumentando no Estado e os municípios já estão questionando sobre a decretação de emergência. Essa também é uma oportunidade para repassarmos informações preliminares sobre o assunto, pois ainda vamos fazer novas reuniões online para esclarecer sobre essa decretação”, explica ele.
O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Diego Junior da Silva Klin, evidencia que o encontro é necessário para alinhar e fomentar o trabalho “Desta forma, com o encontro, esclarecemos dúvidas, trazemos a comunidade mais próxima e os gestores estão amparados com informações. Como vimos na explanação, a Defesa Civil somos todos nós”, finalizou o coordenador.
Fotos: Alessandra Pasinato