ESTIAGEM
Reunião para debater problemas da Estiagem, foi realizada nesta sexta-feira (14)
O município de Santo Expedito do Sul enfrenta atualmente uma grave estiagem que tem gerado impactos significativos na vida dos produtores, na agricultura, pecuária e nos recursos hídricos locais.
Com a falta prolongada de chuvas, o município está enfrentando um período que traz preocupações sobre o abastecimento de água, o futuro da produção agrícola e os danos ambientais. Nesta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, foi realizada reunião para debater os próximos passos para decreto de situação de emergência.
Desabastecimento
O abastecimento de água tem sido outro grande desafio para o município. Nos últimos dias, com apoio vital dos Bombeiros Voluntários Municipal, foram atendidos diversos produtores no interior, que estão com falta de água para consumo próprio e também para os animais. Segundo a corporação, nos últimos dois atendimentos, foram necessários aproximadamente 16 mil litros de água para produtores da área rural.
Impactos da falta de água na Agricultura
Uma das principais atividades econômicas do município, agricultura e pecuária, estão sendo severamente impactadas pela falta de chuva. Produções que são essenciais para a economia local estão com colheitas comprometidas, como é o caso da soja, que devem ter mais de 40% de prejuízo na Cultura. Os agricultores têm relatado perdas expressivas em suas produções, já que a escassez de água dificulta o potencial produtivo na fase mais importante de crescimento da planta. Além disso, os rebanhos e bacia leiteira também enfrentam dificuldades, com pastagens secando e a falta de água prejudicando a alimentação, a saúde e a produção dos animais.
A administração municipal lembra que está à disposição da população em caso de necessidades, com todas as secretarias municipais realizando atendimento. A corporação dos Bombeiros Voluntários possui plantão 24h pelo (54) 99972-6426, e a Defesa Civil Municipal pelos canais oficiais: 199/193/190 e SMS pelo 40199.
Fotos: Divulgação/Bombeiros Voluntários