PREVENÇÃO
Ações de vistoria ocorrem periodicamente e identificaram focos de contaminação
A Prefeitura de Santo Expedito do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações e os alertas de combate à dengue. O ano inicia com novas notificações e intensificado pelas altas temperaturas, há a necessidade de ações conjuntas com a comunidade.
As ações de fiscalização ocorrem através do setor de endemias, e com o trabalho das agentes Comunitárias de Saúde, responsáveis por visitas domiciliares para orientação e eliminação de criadouros do mosquito.
O novo agente de endemias, José Henrique Pereira, lembra que as ações de prevenção tem efeito com a ajuda da comunidade. “É necessário reforçar que a luta contra a dengue é uma responsabilidade compartilhada. Receber bem os agentes, realizar vistorias semanais nos pátios e adotar práticas de eliminação de focos são atitudes indispensáveis para manter o controle da doença”, aponta.
Segundo a pasta, em 2025 já foram 09 notificações, com 05 amostras positivas para o mosquito.
Sistema de monitoramento
O LIRAa acontece em datas determinadas pelo Ministério da Saúde e é realizado pelas Agentes de Saúde e Agente de Combate a Endemias, em quadras escolhidas pelo programa. Caso sejam encontrados focos, é feita a coleta de amostras e enviadas ao laboratório da 6º Coordenadoria Regional de Saúde para análise.
As agentes irão aplicar notificação em casos de falhas nos cuidados nas residências e terrenos, e em caso de desobediência das orientações serão aplicadas multas.
Cuidados básicos
Os principais cuidados estão relacionados com a limpeza dos pátios das residências, e a Secretaria de Urbanismo pode auxiliar, através de agendamento, com o recolhimento dos resíduos oriundos das limpezas realizadas.
Lavar as caixas d'água no mínimo uma vez ao ano, tanto pela questão da limpeza da água que está utilizando bem como prevenção de criadouro de mosquito.
Recipientes de hidratação de animais devem ter manutenção diária.
Lavar bombonas e caixas de água que utilizam para coletar água da chuva e mantê-las bem tampadas.
Não jogar lixo nos terrenos baldios e cuidar lonas ,sacolas plásticas e recipientes que possam acumular água.
Pneus em casa devem ser dispostos de maneira que não acumulem água, até que seja feito o recolhimento.
Não jogar lixo no córrego que percorre a cidade, principalmente plásticos e pneus.
Demais cuidados
O mosquito que transmite a dengue se prolifera em locais com água parada, por isso eliminar os focos de água é um cuidado essencial para evitar que o mosquito se reproduza:
Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
Limpar sempre as calhas dos canos;
Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;
Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
Além das visitas e orientações, que são realizadas semanalmente, há pontos estratégicos, que são visitados a cada 15 dias, pois representam grande risco para proliferação do mosquito.
Denúncias
Diretamente na Secretaria de Saúde ou com o Agente de Endemias, José Henrique Pereira pelo fone (54) 9680-6576
Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação