PROGRAMAS SOCIAIS
Com a adesão, o município reforça o cuidado com a primeira infância e garante mais dignidade às gestantes atendidas pela rede socioassistencial.
A Prefeitura de Santo Expedito do Sul aderiu à segunda edição do Programa Mãe Gaúcha, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O programa visa apoiar gestantes em situação de vulnerabilidade social por meio da entrega de kits de enxoval para recém-nascidos.
Com a adesão, gestantes do município que atenderem aos critérios estabelecidos podem se beneficiar do programa. Para isso, é necessário:
Estar a partir da 28ª semana de gestação;
Estar com o pré-natal em dia;
Estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico);
Ser beneficiária do Programa Bolsa Família ou estar aguardando o deferimento da inscrição no programa.
Cada kit de enxoval é composto por itens essenciais para os primeiros dias de vida do bebê, incluindo cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões, bodies, culotes, meias e uma bolsa maternidade.
A Secretaria Municipal de Assistência Social já iniciou o levantamento do número de mulheres expeditenses que atendem os critérios e estão aptas para receber o benefício. “Esse programa é um passo muito importante para garantir apoio às gestantes que mais precisam. Nosso compromisso é oferecer dignidade desde o início da vida, e por isso já estamos realizando a busca ativa das nossas mulheres que podem participar do programa”, afirmou a secretária de Assistência Social, Marivete de Matos.
A adesão de Santo Expedito do Sul ao Programa Mãe Gaúcha reforça o compromisso do município com o bem-estar das gestantes e recém-nascidos em situação de vulnerabilidade, proporcionando um início de vida mais digno e seguro para as crianças.
Foto: Divulgação/Fredy Vieira/Ascom Sedes