AGRICULTURA
A capacitação promovida pelo SENAR e Sindicato Rural de São José do Ouro acontece nos dias 5 e 6 de junho, com vagas limitadas e foco na regularização da atividade agrícola.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com o Sindicato dos Empregadores Rurais de São José do Ouro, promoverá um curso gratuito sobre Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) voltado aos produtores rurais de Santo Expedito do Sul, nos dias 05 e 06 de junho de 2025. A capacitação será restrita a 12 participantes e ocorrerá na Casa da Cultura, com início às 08h.
O objetivo do curso é capacitar os produtores rurais para a correta emissão da NF-e, exigência legal que passou a ser obrigatória em diversos estados brasileiros, inclusive no Rio Grande do Sul, como forma de garantir maior transparência nas transações comerciais e facilitar o acesso a políticas públicas.
Durante o treinamento, os participantes aprenderão de forma prática e objetiva a operar o sistema de emissão da NF-e, compreendendo todas as etapas do processo.
Serão abordadas questões como:
Cadastro no sistema da Receita Estadual;
Requisitos técnicos para emissão (certificado digital, internet, etc.);
Procedimentos legais e fiscais;
Principais erros e como evitá-los.
Além disso, haverá espaço para esclarecimento de dúvidas, especialmente sobre a obrigatoriedade da emissão por parte dos produtores, que ainda gera incertezas no meio rural.
“A emissão correta da Nota Fiscal Eletrônica é essencial para o produtor rural que deseja manter sua atividade regularizada, além de abrir portas para novos mercados e facilitar o acesso a linhas de crédito e programas de incentivo”, destaca o coordenador da Agricultura, Tiago de Lima.
A iniciativa é parte de um esforço contínuo do SENAR e da Secretaria Municipal de Agricultura para profissionalizar o campo e levar conhecimento técnico aos pequenos e médios produtores, que muitas vezes enfrentam dificuldades com as exigências burocráticas impostas pela legislação tributária.
Inscrições e mais informações
Os interessados podem se inscrever diretamente na Secretaria Municipal de Agricultura.