DEFESA CIVIL
Documento traz estratégias e ações emergenciais para enfrentar eventos como enchentes, estiagens e vendavais
Um importante passo para a organização das ações do município em casos de emergências e desastres naturais foi dado na manhã desta terça-feira, dia 1º de julho, com a apresentação oficial do Plano Municipal de Contingência (PLANCON) de Santo Expedito do Sul. O encontro, realizado na Câmara de Vereadores, reuniu representantes do poder público, entidades, lideranças comunitárias e secretarias municipais.
Durante a explanação, o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Diego Júnior da Silva Klin, destacou a urgência da preparação diante da frequência cada vez maior de eventos climáticos extremos. “O PLANCON é o documento que orienta todas as ações de prevenção, preparação, resposta e reconstrução frente a situações como enxurradas, estiagens, granizo, vendavais e geadas”, explicou ele.
A apresentação contou com a presença do prefeito Vantuir Dutra, do vice-prefeito Jair Mendes da Silva, do presidente da Câmara João Paulo Bresolin, secretários municipais Assistência Social, Saúde, Administração, Urbanismo e Turismo, equipes de Assistência Social, administrativa, jurídica e contábil, além de representantes dos Bombeiros Voluntários, representantes da sociedade civil e de entidades do município.
Áreas de risco
O Plano de Contingência foi elaborado com base nas principais áreas de risco do município, que são seca e estiagem, afetando abastecimento de água, agricultura e pecuária; vendavais e granizo, atingindo tanto a zona rural quanto a urbana; enchentes e enxurradas, especialmente nas margens do Arroio Veado e demais microbacias; além de geadas, que afetam diretamente a produção agrícola.
Segundo o documento, a ativação do Plano se dá mediante decisão do prefeito, vice-prefeito ou coordenador da Defesa Civil. “A partir disso, as secretarias de Obras, Agricultura, Saúde, Administração e Assistência Social são mobilizadas, conforme o nível de alerta”, explica o coordenador municipal. O documento estabelece os protocolos de atuação, define responsabilidades, indica recursos disponíveis e orienta ações pós-desastre, garantindo uma resposta rápida e articulada da administração e da comunidade.
Ações previstas
Em situações de emergência ou desastre, o Plano Municipal de Contingência prevê uma série de ações essenciais para garantir o socorro, a assistência e a recuperação das áreas afetadas. Entre as medidas previstas estão o socorro imediato às vítimas, incluindo buscas e salvamentos, bem como o atendimento médico e cirúrgico de urgência para minimizar os impactos à saúde da população.
Também está contemplada a evacuação das áreas de risco e o acolhimento das pessoas atingidas, com o devido cadastramento pela Secretaria de Assistência Social e alojamento em abrigos ou casas de familiares. A coordenação do recebimento e distribuição de doações será feita com o apoio da Defesa Civil e voluntários, garantindo atenção especial aos grupos mais vulneráveis.
Por fim, está prevista a solicitação de recursos de esferas superiores, além da reabilitação dos locais afetados para o restabelecimento das condições mínimas de vida, sob uma estrutura de comando, controle e coordenação bem definida. Essas ações articuladas são fundamentais para proteger vidas, reduzir danos e promover a recuperação do município.
Estoque de emergência do município
No documento, há a informação de que no orçamento do município há a previsão orçamentária e financeira para aquisição de materiais de caráter emergencial com distribuição gratuita com telhas, lonas e cestas básicas a fim de atender a casos emergenciais. Durante a explanação deste tópico, o vice-prefeito Jair Mendes da Silva destacou que o município já está com a licitação de mais unidades de material básico em andamento. “Sempre temos lona e alguns materiais de primeiros socorros à disposição em caso de emergência e desastres”, disse ele.
Na oportunidade, o vice-prefeito também destacou a parceria com os Bombeiros Voluntários. “O município aporta recursos e tem uma parceria com os Bombeiros Voluntários para atendimento de demandas da comunidade”, refletiu.
A apresentação encerrou com um debate entre os presentes com pontuações sobre o plano e a importância do envolvimento de todos. Avaliando o encontro, o prefeito Vantuir Dutra destacou o papel fundamental da prevenção e o compromisso coletivo em proteger a população expeditense. “É importante o envolvimento de todos, desde gestores, lideranças, até os próprios moradores, para que o plano funcione de forma eficaz quando necessário Embora esperamos que não seja preciso efetivamente acioná-lo, temos que estar preparados”, finalizou.
Fotos: Alessandra Pasinato