MOBILIDADE
Administração municipal realiza vistorias e articula estratégias conjuntas para recuperação de pontes e acessos
A Prefeitura de Santo Expedito do Sul, em conjunto com o município de Cacique Doble, informa à população que a ponte localizada na Linha Caravaggio, nas proximidades das propriedades dos senhores Eurico de Mattos e Antônio Zucco, está interditada desde esta quarta-feira, 23 de julho, devido ao comprometimento estrutural constatado em vistoria técnica realizada pelos vice-prefeitos Jair Mendes da Silva (Santo Expedito do Sul) e Alceu Demartini (Cacique Doble).
A medida foi adotada com base em evidências de risco à segurança pública, e visa proteger a população que utiliza a ponte como ligação entre os dois municípios. Enquanto uma solução definitiva não é aplicada, motoristas devem buscar rotas alternativas nas proximidades da região.
Segundo o vice-prefeito Jair Mendes da Silva, a prioridade no momento é realizar uma intervenção emergencial que permita acesso temporário à área. Paralelamente, a administração municipal estuda, em conjunto com Cacique Doble, alternativas de financiamento estadual e federal para viabilizar a construção de uma nova ponte de concreto, mais segura e durável.
O vice-prefeito de Cacique Doble, Alceu Demartini, também reforçou a importância da ação preventiva, destacando o compromisso conjunto das duas gestões com a segurança da população rural e urbana. Uma nova reunião intermunicipal está agendada para sexta-feira, 25 de julho, com o objetivo de alinhar os próximos passos e definir estratégias de ação.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, será realizada uma avaliação técnica detalhada pelo engenheiro civil Daniel Merigo, com o acompanhamento das autoridades do Poder Legislativo, da Administração Municipal e da Defesa Civil de ambos os municípios.
Ações de prevenção
Além da ponte da Linha Caravaggio, está interditada por precaução a ponte conhecida como "Ponte dos Guindani", enquanto a Defesa Civil dá início a um trabalho mais amplo de vistoria. A pedido do vice-prefeito Jair Mendes, todas as pontes e pontilhões do município passarão por avaliações técnicas, com a elaboração de relatórios formais de risco que servirão de base para as próximas decisões administrativas.
A Prefeitura destaca que, nos últimos 18 meses, Santo Expedito do Sul enfrentou três decretos de emergência, que resultaram em danos severos a pontes, estradas e acessos em diversas localidades do município. Por isso, está sendo realizada uma articulação entre o Executivo, o Legislativo e a Defesa Civil para encontrar os caminhos mais eficazes e responsáveis na busca por recursos, com foco na reconstrução ou construção de estruturas seguras e duráveis para atender a população expeditense.
Foto: Divulgação/João Paulo Bresolin