ASSISTÊNCIA SOCIAL
Evento reuniu representantes da sociedade para discutir os avanços e desafios dos 20 anos do SUAS nesta quinta-feira, dia 24 de julho
Com o objetivo de fortalecer a participação popular na construção de políticas públicas de assistência social, a Administração Municipal de Santo Expedito do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou nesta quinta-feira, dia 24 de julho, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social.
Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, proteção social e resistência”, o encontro teve como propósito avaliar os serviços existentes, escutar os usuários e propor diretrizes para o aprimoramento da Política de Assistência Social no município. A conferência reuniu representantes da sociedade civil, trabalhadores do setor, usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conselheiros e gestores públicos.
A solenidade de abertura contou com a presença do vice-prefeito Jair Mendes da Silva, da secretária de Assistência Social Marivete de Matos, da presidente do CMAS Odila Minhoni da Silva, do presidente da Comissão Organizadora Diogenes Antonio Fracasso, do presidente da Câmara de Vereadores João Paulo Bresolin, além de secretários municipais.
Para o vice-prefeito Jair Mendes da Silva, o evento representa um importante espaço democrático de diálogo e construção coletiva. “A conferência é uma oportunidade de escuta, avaliação e elaboração de propostas que realmente fortaleçam nossa política de assistência social”, destacou.
A secretária Marivete de Matos enfatizou que encontros como esse são importantes para ouvir a comunidade, valorizar a participação dos usuários e fortalecer a rede de proteção. “Que possamos sair daqui mais comprometidos com uma assistência social humana, forte e acessível para todos que dela precisem”, afirmou.
Temas e reflexões
A palestrante convidada, Mônica Pivotto Zanin, Assistente Social com mais de 17 anos de atuação na área, conduziu a apresentação do tema central, refletindo sobre os avanços e desafios do SUAS em duas décadas de existência. Durante sua explanação, ela observou as especificações de cada eixo temático, que orientam os debates em todas as etapas da conferência (municipal, estadual e nacional), promovendo uma reflexão crítica sobre as propostas para o fortalecimento da política de assistência social no Brasil.
Os cinco eixos temáticos da conferência tratam de financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidade entre os entes federativos; controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; articulação entre os segmentos: como potencializar a participação social no SUAS; serviços, programas e projetos: universalização do acesso e integração da oferta; e benefício e transferência de renda como direito socioassistencial e seu papel na estruturação do SUAS.
Para a palestrante, o ato de pensar políticas públicas deve partir de quem vive a realidade dos serviços, o que, segundo ela, torna as propostas mais eficazes e justas. “Santo Expedito do Sul vive um momento marcante, com uma conferência participativa e representativa. É importante pensar uma política pública com a visão de quem utiliza o sistema e se beneficia dele, assim, conseguimos entender o funcionamento e adequar as propostas à realidade da comunidade”, aponta a assistente social.
Após o debate em grupos e a apresentação das propostas construídas, os participantes elegeram os delegados que representarão Santo Expedito do Sul na etapa estadual da Conferência de Assistência Social.
Representando os usuários, o município será representado pelas delegadas titular Zenaide de Souza Spanhol e suplente Daniela de Oliveira. Representando o governo municipal, o município será representado pelas delegadas titular Clemilde Fátima Debona Belusso e suplente Marivete de Mattos.
Fotos: Alessandra Pasinato