MOBILIDADE
Intervenção emergencial será realizada em parceria entre os municípios de Cacique Doble e Santo Expedito do Sul e motoristas devem utilizar rotas alternativas enquanto a via está interditada
O Governo Municipal de Cacique Doble e a administração de Santo Expedito do Sul estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 25 de julho, para definir os próximos passos quanto à reconstrução da ponte localizada na Linha Caravaggio, nas proximidades das propriedades de Eurico de Mattos e Antônio Zucco. A estrutura foi interditada recentemente pelas duas administrações após a constatação de riscos significativos ao tráfego, visando a segurança da população que utiliza a via, especialmente moradores e produtores rurais.
Participaram da reunião o prefeito de Cacique Doble, Marcio Caprini, o vice-prefeito Alceu Demartini, o vice-prefeito de Santo Expedito do Sul, Jair Mendes da Silva, o engenheiro Daniel Merigo, que representa a equipe técnica do município, além do presidente da Câmara de Vereadores de Santo Expedito do Sul, João Paulo Bresolin.
Conforme explicou o vice-prefeito Jair Mendes da Silva, a partir de segunda-feira, dia 28 de julho, será iniciada a retirada da estrutura comprometida da ponte. “Se o tempo permitir, já vamos abrir uma via alternativa ao lado da ponte para que os maquinários agrícolas possam passar. Depois disso, a engenharia fará uma avaliação mais precisa sobre o que pode ser aproveitado da estrutura antiga”, detalhou.
Segundo ele, a nova ponte será construída em parceria entre os dois municípios, com base em um projeto conjunto e a busca de recursos externos, estaduais ou federais. “A ideia é erguer uma nova estrutura com vigas laterais e centrais, com estruturas de madeira. O mais importante é resolvermos esse problema com agilidade e segurança”, afirmou.
O prefeito Marcio Caprini reforçou a importância da ação conjunta, já que se trata de uma ponte que faz a ligação entre os dois municípios. “Teremos uma intervenção emergencial imediata, com ações para garantir o tráfego seguro. Apesar de existirem acessos alternativos, sabemos que esse trajeto é fundamental para muitas famílias e produtores”, pontuou.
Enquanto a ponte definitiva não é construída, o vice-prefeito Alceu Demartini orienta que motoristas busquem rotas alternativas nas proximidades, a fim de evitar transtornos e manter a segurança no deslocamento. “Todo o processo será realizado com responsabilidade e parceria, visando soluções eficazes para garantir a mobilidade e a segurança”, disse ele.
Ainda não há previsão de data para a liberação da ponte, que foi interditada na última quarta-feira, dia 23 de julho. A comunidade precisa ficar atenta e buscar rotas próximas e alternativas até que as melhorias sejam concluídas.
Fotos: Marilúcia da Rosa Xavier