CULTURA GAÚCHA
Durante reunião com representantes da 29ª RT, foi definido o plano de trabalho para integrar a comitiva regional que reúne 11 municípios
Santo Expedito do Sul se prepara para integrar comitiva da 29ª Região Tradicionalista no evento de geração e distribuição da Chama Crioula que ocorrerá em Caxias do Sul, nos dias 15 e 16 de agosto. Na tarde desta terça-feira, dia 29 de julho, o gabinete municipal foi palco de uma importante reunião para alinhar os preparativos e definir o plano de trabalho para que o município possa integrar a comitiva.
O encontro contou com a presença do vice-prefeito Jair Mendes da Silva, do patrão do CTG Crioulo Expeditense Osvaldir de Matos Drum, do representante da 29ª Região Tradicionalista Fabrício Panisson, da secretária municipal de Turismo Belonice Miicke e do servidor Diego Klin.
Após a distribuição da Chama Crioula em Caxias do Sul, a programação prevê 10 dias de deslocamento a cavalo até o município de Sananduva, com saída marcada para 17 de agosto e chegada no dia 24. “Estamos mobilizando todos os 11 municípios que compõe a nossa região para que integrem a comitiva e somem forças nesses 10 dias de cavalgada até o município de Sananduva, conduzindo a Chama Crioula que será distribuída simbolicamente às autoridades de cada cidade”, comenta Fabrício Panisson.
Um almoço de integração será realizado em Sananduva para recepcionar a comitiva e, após, a Chama Crioula, símbolo da tradição gaúcha, seguirá para cada município da 29ª RT, onde será recebida de forma festiva e incorporada às comemorações da Semana Farroupilha de 2025.
O vice-prefeito Jair Mendes da Silva agradeceu a visita e destacou a importância da mobilização. “Que juntos possamos representar com orgulho nossa tradição, valorizar nossas raízes e manter viva a chama do tradicionalismo no coração dos gaúchos”, diz ele.
O patrão do CTG Crioulo Expeditense, Osvaldir de Matos Drum, ressalta que a participação fortalece o nome do município e inspira novas gerações. “Integrar eventos como esse incentiva a continuidade da tradição e motiva outras pessoas a manterem viva a chama do nosso legado cultural”, pontua.
Fotos: Alessandra Pasinato