CUIDADO COM A SAÚDE
Serviço integra as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) e será voltado especialmente ao tratamento de dores crônicas
Pensando no cuidado integral de quem precisa e alinhada a práticas que valorizam a prevenção, a qualidade de vida e a saúde física e emocional da população, a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Expedito do Sul segue ampliando suas ações. A partir do dia 5 de agosto, a Unidade Básica de Saúde (UBS) passará a oferecer atendimentos em acupuntura, dando início à implementação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) no município.
O encaminhamento para o serviço será realizado pelo médico da UBS ou pelos fisioterapeutas, priorizando pacientes com dores crônicas ou condições que possam se beneficiar dessa técnica milenar, como fibromialgia e dor lombar persistente. O tratamento inicial será de até quatro sessões semanais, podendo ser estendido ou espaçado para intervalos quinzenais conforme avaliação profissional. A acupuntura será realizada pelo servidor efetivo Uilson Nunes Bernhardt, farmacêutico concursado com 27 anos de experiência e 23 anos de atuação em acupuntura chinesa.
O profissional explica que o atendimento pode incluir agulhas, massagem Tuina e aparelhos chineses de estímulo eletromagnético. “A acupuntura não trata apenas a dor, mas o organismo como um todo. É complementar ao tratamento médico com uma opção natural de tratamento e milenar, ajudando a reduzir o uso de medicamentos analgésicos, ansiolíticos e antidepressivos, o que é um grande benefício para o paciente e para o sistema de saúde”, destaca.
O secretário municipal de Saúde, Etiberê da Rosa, ressalta que a implantação das PICs é um marco importante para a saúde local. “Estamos oferecendo à população terapias reconhecidas pelo Ministério da Saúde, que complementam os tratamentos convencionais e promovem bem-estar, qualidade de vida e redução no uso de medicamentos. É mais um passo para tornar nosso sistema de saúde cada vez mais humanizado e preventivo”, afirma.