SAÚDE
Serviço é oferecido na rede pública e integra as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde para ampliar cuidados e qualidade de vida
Conviver diariamente com dores constantes é um desafio que impacta não apenas o corpo, mas também o bem-estar emocional e a qualidade de vida. Esse é o caso de Jonathan Sostizzo, de 30 anos, que desde que nasceu enfrenta um problema crônico no quadril. Apesar de já realizar sessões semanais de fisioterapia, recentemente, Jonathan foi um dos primeiros pacientes encaminhados, tanto pelo médico quanto pelo fisioterapeuta, para o novo serviço de acupuntura oferecido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santo Expedito do Sul.
Pensando no cuidado integral e na prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou suas ações e passou a oferecer atendimentos de acupuntura, marcando o início da implementação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) no município. A técnica milenar, reconhecida pelo SUS, contribui para aliviar dores, reduzir tensões e promover equilíbrio físico e emocional.
O encaminhamento para o tratamento é realizado pelo médico da UBS ou pelos fisioterapeutas, com prioridade para pacientes que apresentem dores crônicas ou condições como fibromialgia e dor lombar persistente, como é o caso de Jonathan. Inicialmente, o tratamento é de até quatro sessões semanais, podendo ser estendido ou espaçado para intervalos quinzenais conforme a evolução do paciente.
No caso de Jonathan, serão quatro sessões, uma por semana, com possibilidade de ajuste após avaliação profissional. Ao final da primeira sessão, realizada nesta terça-feira, dia 12 de agosto, o paciente relatou sentir-se melhor e com menos dor. “Estou mais leve e o incômodo diminuiu. Aprovei o tratamento e me sinto bem”, afirma.
Os atendimentos são realizados pelo servidor Uilson Nunes Bernhardt, que possui 23 anos de experiência em acupuntura chinesa. Antes de iniciar o tratamento, Uilson realiza uma consulta inicial para levantamento dos sintomas e definição da abordagem adequada. “A ideia é que, ao final das sessões, o paciente se sinta mais leve, mais tranquilo e com menos dor”, explicou, destacando que, com essa iniciativa, a UBS integra práticas modernas e tradicionais para oferecer mais opções de tratamentos e bem-estar à população.
Fotos: Alessandra Pasinato