CULTURA
Produções que retratam a história de três importantes entidades do município serão apresentadas no dia 22 de agosto, às 19h, na Casa da Cultura
A Casa da Cultura de Santo Expedito do Sul abrirá suas portas para um evento especial que celebra a história e a identidade cultural do município por meio de três produções audiovisuais inéditas. Na sexta-feira, dia 22 de agosto, às 19h, serão exibidos os vídeos que retratam a trajetória de três importantes entidades locais, fortalecendo o vínculo entre passado e presente.
Um dos audiovisuais conta a história do CTG Crioulo Expeditense, destacando sua fundação, as tradições gaúchas que mantém vivas e o papel do centro na valorização da cultura regional. Outro vídeo comemora os 70 anos do Esporte Clube Independente, relembrando momentos de glória, jogos inesquecíveis e depoimentos de ex-atletas e dirigentes que marcaram a história do clube. Além deste, outro audiovisual apresenta o Grupo de Terceira Idade Unidos Por um Ideal, mostrando como o grupo promove convivência, amizade e qualidade de vida aos seus integrantes.
Durante o evento, o público terá a oportunidade de ouvir depoimentos emocionantes de pessoas que vivenciaram de perto essas histórias, reforçando a importância de preservar e compartilhar essas memórias para as futuras gerações. A produção desses conteúdos foi realizada pelo agente cultural Emerson Eder da Silva, com o apoio da Biboquê Mídia.
Os recursos que viabilizaram a realização dos audiovisuais foram captados por meio da Lei Paulo Gustavo, uma iniciativa federal que, por meio da Lei Complementar nº 195/2022, destinou R$ 3,86 bilhões para fomentar projetos culturais em todo o Brasil. Em Santo Expedito do Sul, esses fundos permitiram a realização de ações que valorizam e fortalecem a cultura local, como o primeiro Show de Talentos do município e agora, a realização dessas produções audiovisuais que enriquecem ainda mais a história da comunidade.
Fotos: Ctg Crioulo Expeditense/Grupo da Terceira Idade/Cleiton Debona