EDUCAÇÃO NO CAMPO
Iniciativa visa incentivar a permanência dos jovens no campo, qualificar a produção e fortalecer a sucessão familiar nas propriedades rurais
Foi com o olhar voltado para o desenvolvimento rural e para o protagonismo da juventude que o coordenador da Educação de Santo Expedito do Sul, Celso Cardoso, visitou nesta terça-feira, 09 de setembro, o Instituto Manager, em Passo Fundo. O encontro teve como objetivo conhecer o Programa Jovem do Agro e avaliar a possibilidade de estabelecer um convênio que beneficie os jovens do município.
Recebido pelo CEO do Instituto Manager, Anderson Detoni, o coordenador pôde conhecer de perto a proposta do programa, que tem duração de 12 meses e é voltado para jovens com até 22 anos. A formação alia teoria e prática, sendo 60% das atividades realizadas em campo, abrangendo temas como produção de leite, pulverização, uso de drones, manejo agrícola e outras áreas fundamentais para a agricultura moderna.
Este foi o primeiro contato, apenas para conhecer a iniciativa e avaliar a possibilidade de implantação. O Instituto Manager já possui histórico de parceria com Santo Expedito do Sul, tendo desenvolvido no município o programa Jovem Empreendedor, com resultados positivos. Agora, o Programa Jovem do Agro surge como uma nova oportunidade para preparar as futuras gerações de agricultores, incentivando a sucessão familiar e a permanência no campo com qualificação e tecnologia.
Além das práticas agrícolas, a proposta utiliza ferramentas tecnológicas, como os recursos do Google, para auxiliar na administração das propriedades, permitindo que os jovens compreendam o potencial produtivo de suas terras e apliquem as melhores técnicas para aumentar a eficiência e a sustentabilidade no meio rural.
Foto: Divulgação