SERVIÇO
Solicitação ao Governo do Estado garantE a retirada de mais material em novos trechos do arroio que corta o município
O município de Santo Expedito do Sul conquistou um importante avanço no trabalho de desassoreamento realizado pelo Programa Desassorear RS. Um aditivo ao contrato inicial, autorizado pelo Governo do Estado, possibilitou a ampliação da área atendida e a retirada de mais material do leito do Arroio Veado. As obras desta nova etapa iniciaram nesta segunda-feira, 15 de setembro, e representam um passo essencial para garantir a limpeza e a manutenção do curso d’água que corta o município.
O pedido de ampliação foi formalizado pela Administração Municipal em 28 de agosto, em ofício encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), responsável pela execução do programa. Na solicitação, o município destacou a necessidade de contemplar também outros pontos críticos, incluindo trechos próximos à RS-465 – principal acesso da cidade – e áreas localizadas na comunidade da Linha Colorado.
Segundo a Administração, a conquista do aditivo reforça o relacionamento institucional com a Sedur, visando assegurar benefícios concretos para a população e demonstra o empenho em buscar soluções efetivas para problemas históricos que afetam diretamente a vida das famílias expeditenses. A secretária de Urbanismo, Clemilde de Fátima Debona Belusso acompanhou os trabalhos ao longo do dia.
Desassorear RS
O Programa Desassorear RS integra o Plano Rio Grande, iniciativa estadual que visa prevenir e mitigar os danos causados por eventos climáticos extremos. A ação é realizada em parceria com municípios que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade, como foi o caso de Santo Expedito do Sul, que já teve uma etapa do programa realizado e agora amplia a abrangência dos serviços, fortalecendo sua estrutura de prevenção.
Fotos: Divulgação