SERVIÇO
Programa Desassorear RS garantiu a limpeza do leito do rio e ampliou área de intervenção com aditivo autorizado pelo Governo do Estado
Foi concluída nesta quarta-feira, 17 de setembro, uma nova etapa de desassoreamento em Santo Expedito do Sul, dentro do Programa Desassorear RS. A ação, que integra o Plano Rio Grande, tem como objetivo garantir a limpeza e a manutenção do curso d’água, prevenindo alagamentos e assegurando maior segurança para a comunidade.
Um aditivo ao contrato inicial, que já havia sido realizado no município foi autorizado pelo Governo do Estado, possibilitou a ampliação da área atendida, garantindo a retirada de ainda mais material do leito do Arroio Veado, que passa pela área urbana. As obras desta nova fase iniciaram no começo da semana e avançaram de forma ágil, contemplando também outros dois pontos críticos: trechos próximos à RS-465, principal acesso da cidade, e áreas na comunidade da Linha Colorado.
O pedido de ampliação foi formalizado pela Administração Municipal por meio de ofício encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), responsável pela execução do programa, reforçando o compromisso de Santo Expedito do Sul com a prevenção de riscos e a preservação ambiental.
Nesta quinta-feira, 18 de setembro, será realizada a medição final e o chamado bota-fora, processo de destinação correta dos materiais retirados para local credenciado.
Fotos: Divulgação