DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Projeto de Ação Emergencial contra Desastres Naturais recebeu 3.049 votos e garantiu o investimento regional de R$ 1,8 milhão
Entre os dias 6 e 10 de outubro, a população da região Nordeste do Rio Grande do Sul participou da votação da Consulta Popular 2025, um importante instrumento de participação democrática que define quais projetos receberão recursos estaduais para o desenvolvimento regional. Coordenada pelo Corede Nordeste, a votação deste ano destinou R$ 1.885.714,29 para o projeto mais votado entre quatro propostas concorrentes.
Com 3.049 votos, a proposta “Meio Ambiente – Projeto de Ação Emergencial contra Desastres Naturais”, ligada à Defesa Civil, foi a grande vencedora. O projeto prevê a aquisição de materiais, equipamentos e veículos para fortalecer as equipes municipais de Defesa Civil e ampliar a capacidade de resposta a eventos climáticos extremos, uma demanda cada vez mais urgente diante das situações vividas recentemente no Estado.
Em Santo Expedito do Sul, 133 pessoas participaram do processo, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento regional. O total de participação nos 19 municípios pertencentes ao Corede Nordeste, chegou a 4.266 votos. Além da proposta vencedora, a proposta do Programa de Fortalecimento do CIRENOR – Patrulha Agrícola (SEAPI) recebeu 715 votos; a proposta de apoio à Cadeia Produtiva da Bovinocultura (SEAPI) recebeu 239 votos; e a proposta de apoio à Fruticultura (SDR) recebeu 263 votos.
O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Diego Júnior da Silva Klin, destacou a relevância do resultado e o envolvimento coletivo. “Tivemos uma votação histórica. A Defesa Civil atingiu um número expressivo de votos, jamais visto na região. Isso demonstra o engajamento e a confiança da população e dos coordenadores municipais em fortalecer as ações de prevenção e resposta a desastres. Agradecemos a todos que acreditaram e se mobilizaram para fazer acontecer”, disse.
Para ele, o resultado marca um avanço significativo para o fortalecimento das estruturas municipais de Defesa Civil, consolidando o compromisso regional com a prevenção, resiliência e segurança das comunidades.