AGROPECUÁRIA
Município tem 11 produtores contemplados com recursos do Programa Plano Safra RS – Bônus Mais Leite, uma subvenção estadual que chega a quase R$ 145 mil
Santo Expedito do Sul segue avançando no fortalecimento da agricultura familiar e da pecuária leiteira. Nesta quinta-feira, dia 05 de fevereiro, o prefeito Vantuir Dutra e o vice-prefeito Jair Mendes da Silva participaram do Ato Oficial de Assinatura da Declaração de Enquadramento do Programa Plano Safra RS – Bônus Mais Leite, que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Vilson Covatti.
O encontro foi realizado na Casa da Cultura Prefeito Hilário Copatti, em Sananduva, e reuniu autoridades regionais, lideranças locais e os produtores de Santo Expedito do Sul beneficiados pelo programa. A iniciativa representa um importante apoio ao setor leiteiro, reconhecendo a relevância da atividade para a economia do município e da região.
O Programa Plano Safra RS – Bônus Mais Leite tem como objetivo promover a qualificação e o fortalecimento da cadeia produtiva do leite na agricultura familiar gaúcha, por meio da subvenção financeira de operações de crédito contratadas no âmbito do Plano Safra 2025/2026. Em Santo Expedito do Sul, o valor total da subvenção estadual destinada aos produtores chega a quase R$ 145 mil, contemplando as modalidades de custeio e investimento.
Ao todo, 11 produtores do município foram beneficiados, sendo que três deles receberam recursos nas duas modalidades, reforçando tanto o custeio da produção quanto investimentos em estrutura e melhoria das propriedades. As subvenções foram concedidas a agricultores familiares enquadrados no PRONAF, que atuam na produção de leite no Rio Grande do Sul, com comercialização de leite cru para indústrias, cooperativas, queijarias ou processamento em agroindústrias próprias legalizadas.
O Programa Bônus Mais Leite é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), inserida na carteira do Plano Rio Grande, com financiamento do Fundo do Plano Rio Grande – FUNRIGS. No município, a iniciativa contou com o apoio técnico do escritório municipal da Emater/RS - Ascar e da Secretaria de Agricultura.
Para o prefeito Vantuir Dutra, o investimento representa um importante estímulo à permanência das famílias no campo, geração de renda e desenvolvimento sustentável. “A iniciativa é do Governo do Estado e nós, como administração, apoiamos políticas públicas que fortaleçam a nossa agricultura familiar, impulsionam a produção de leite e promovam o desenvolvimento de Santo Expedito do Sul”, disse ele.
Produtores beneficiados em Santo Expedito do Sul:
Eladio Luiz Borin – Custeio
Airton Negrini – Investimento
Idemar Antonio Guindani – Custeio
Uelinton Guindani – Custeio e Investimento
Osmar Francisco Webber – Custeio
Darci Luiz Borin – Custeio
Adelio Bonez – Custeio
Fabio Tacca – Investimento
Jair Donizete Genari – Custeio e Investimento
Vanderleia Fortuna – Custeio e Investimento
Velton Longo – Investimento
Fotos: Divulgação